A 11ª edição da ultramaratona de ciclismo Brasil Ride, que aconteceria em Porto Seguro, na Bahia, foi adiada devido a pandemia. Seguindo recomendações de entidades nacionais e internacionais a organização da Brasil Ride optou por realizar o evento apenas em 2021.
Em um vídeo para comunicar o cancelamento da edição deste ano, Mario Roma, fundador da Brasil Ride e CEO da Roma Sports MKT, disse que é impensável, na situação atual e a curto prazo (30 a 60 dias) e médio prazo (60 a 100 dias), realizar uma prova de etapas no Brasil com segurança.
“Obviamente esta não era a notícia que eu gostaria de dar, mas é a mais prudente para o momento. Após uma grande análise envolvendo UCI, CBC, Estado da Bahia e Prefeitura de Porto Seguro, bem como a nossa equipe de trabalho, pensando nos novos protocolos exigidos, concluímos que não é seguro e nem viável realizar o evento em outubro de 2020. Assim, o adiamos para 2021, e o mesmo ocorre com a Maratona dos Descobrimentos. Lamento muito, mas acredito que segurança e bem-estar das pessoas é o mais importante”, explica Mario Roma.
A ultramaratona foi adiada para 17 a 23 de outubro de 2021. “A Brasil Ride é um evento que exige 300 pessoas trabalhando e outras 500 competindo nos sete dias, além de mais de 2.000 ciclistas na Maratona que encerra a competição, no sábado, em um fim de semana que Arraial d’Ajuda chega a ter 8.000 pessoas”, explicou o fundador.
Os atletas que se inscreveram para competir este ano tiveram suas inscrições automaticamente transferidas para o ano que vem. Caso não possa competir em 2021, os ciclistas podem passar sua inscrição para outras pessoas ou podem solicitar que o crédito da inscrição na Ultramaratona seja transferido para a inscrição de outro evento que faça parte da Tour Bike Brasil Ride, organizados pela Brasil Ride.